Outras Línguas

Sub-Categorias

Microbiologia

Microbiologia (2)

O QUE É MICROBIOLOGIA?

Os microrganismos e suas actividades são de vital importância para praticamente todos os processos na Terra. Os micro-organismos são importantes porque afectam todos os aspectos de nossas vidas - eles estão em nós, e ao nosso redor.

Microbiologia é o estudo de todos os organismos vivos que são pequenos demais para serem visíveis a olho nu. Isso inclui bactérias, arqueias, vírus, fungos, príons, protozoários e algas, conhecidas coletivamente como 'micróbios'. Esses micróbios desempenham papeis importantes na ciclagem de nutrientes, biodegradação / biodeterioração, mudança climática, deterioração de alimentos, causa e controle de doenças e biotecnologia. Graças à sua versatilidade, os micróbios podem ser utilizados de várias maneiras: fabricando medicamentos que salvam vidas, fabricando biocombustíveis, limpando a poluição e produzindo / processando alimentos e bebidas.

Microbiologistas estudam micróbios, e algumas das descobertas mais importantes que sustentaram a sociedade moderna resultaram da pesquisa de microbiologistas famosos, como Jenner e sua vacina contra varíola, Fleming e a descoberta de penicilina, Marshall e a identificação da ligação entre Helicobacter infecção por piloros e úlceras estomacais, e zur Hausen, que identificou a ligação entre o vírus do papiloma e o cancro cervical.

A pesquisa em microbiologia tem sido, e continua sendo, central para atender a muitas das aspirações e desafios globais actuais, como manter a segurança de alimentos, água e energia para uma população saudável em uma terra habitável. A pesquisa em microbiologia também ajudará a responder a grandes questões como 'quão diversa é a vida na Terra?' E 'existe vida em outras partes do Universo'?

Ver itens ...
sexta, 24 janeiro 2020 21:33

Coronavirus

Os coronavírus são um grupo de vírus que causa doenças em mamíferos e aves que incluem diarreia em vacas e porcos e doenças respiratórias superiores em galinhas. Nos seres humanos, o vírus causa infecções respiratórias, que geralmente são leves, mas em casos raros são potencialmente letais. Não existem vacinas ou medicamentos antivirais aprovados para prevenção ou tratamento.

segunda, 06 janeiro 2020 10:45

Microbioma Humano

O microbioma humano é o agregado de todas as microbiotas que residem nos tecidos e biofluidos humanos ou dentro deles, juntamente com os locais anatómicos correspondentes nos quais residem, incluindo pele, glândulas mamárias, placenta, fluido seminal, útero, folículos ovarianos, pulmão, saliva, mucosa oral, conjuntiva, trato biliar e trato gastrointestinal. Os tipos de microbiota humana incluem bactérias, arqueias, fungos, protistas e vírus. Embora os micro animais também possam viver no corpo humano, eles geralmente são excluídos desta definição. No contexto da genômica, o termo microbioma humano às vezes é usado para se referir aos genomas coletivos de microrganismos residentes; no entanto, o termo metagenoma humano tem o mesmo significado.

Parceiros Tecnológicos de Referência