quarta, fevereiro 26, 2020
Você está aqui:Ciência»Ciências da vida»Biologia»Microbiologia»Virologia»Coronavirus
sexta, 24 janeiro 2020 21:33

Coronavirus Destaque

Os coronavírus são um grupo de vírus que causa doenças em mamíferos e aves que incluem diarreia em vacas e porcos e doenças respiratórias superiores em galinhas. Nos seres humanos, o vírus causa infecções respiratórias, que geralmente são leves, mas em casos raros são potencialmente letais. Não existem vacinas ou medicamentos antivirais aprovados para prevenção ou tratamento.

Os coronavírus são vírus da subfamília Orthocoronavirinae da família Coronaviridae, na ordem Nidovirales. Os coronavírus são vírus envelopados com um genoma de RNA de fita simples de sentido positivo e com um nucleocapsídeo de simetria helicoidal. O tamanho genómico dos coronavírus varia de aproximadamente 26 a 32 kilobases, o maior para um vírus de RNA.

O nome "coronavírus" deriva da latina corona e do grego κορώνη (korṓnē, "guirlanda, grinalda"), que significa coroa ou auréola. Isso se refere à aparência característica dos virions (a forma infecciosa do vírus) por microscopia electrónica, que possui uma franja de grandes projecções de superfície bulbosas, criando uma imagem que lembra uma coroa real ou a coroa solar. Essa morfologia é criada pelos peplómeros do pico viral (S), que são proteínas que povoam a superfície do vírus e determinam o tropismo do hospedeiro.

As proteínas que contribuem para a estrutura geral de todos os coronavírus são a espiga (S), envelope (E), membrana (M) e nucleocapsídeo (N). No caso específico do coronavírus SARS (veja abaixo), um domínio de ligação ao receptor definido em S medeia a ligação do vírus ao seu receptor celular, a enzima de conversão da angiotensina 2 (ACE2). Alguns coronavírus (especificamente os membros do subgrupo A de Betacoronavírus) também possuem uma proteína mais curta, semelhante à espiga, chamada hemaglutinina esterase (HE).

História

Os coronavírus foram descobertos na década de 1960; os primeiros descobertos foram o vírus da bronquite infecciosa em galinhas e 2 vírus das cavidades nasais de pacientes humanos com resfriado comum que foram posteriormente denominados coronavírus humano 229E e coronavírus humano OC43. Outros membros dessa família foram identificados desde então, incluindo SARS-CoV em 2003, HCoV NL63 em 2004, HKU1 em 2005, MERS-CoV em 2012 e 2019-nCoV em 2019; a maioria delas esteve envolvida em infecções graves do trato respiratório, embora raramente.

Em 31 de Dezembro de 2019, uma nova estirpe de coronavírus, 2019-nCoV, foi relatada em Wuhan, China. Até 24 de Janeiro de 2020, foram relatadas 25 mortes e 547 casos confirmados. A linhagem Wuhan foi identificada como uma nova / nova linhagem de β CoV do grupo 2B com uma similaridade genética de ~ 70% ao SARS-CoV, a nova linhagem foi denominada 2019-nCoV pela Organização Mundial de Saúde(OMS). Suspeita-se que o vírus tenha origem em cobras, mas muitos pesquisadores importantes não concordam com esta conclusão.

Replicação

Após a entrada deste vírus na célula, a partícula do vírus não é revestida e o genoma do RNA é depositado no citoplasma.

O genoma do RNA do coronavírus possui uma tampa 5 'metilada e uma cauda 3' poliadenilada. Isso permite que o RNA se ligue aos ribossomos para tradução.

Os coronavírus também possuem uma proteína conhecida como replicase codificada no seu genoma, que permite que o genoma viral do RNA seja transcrito em novas cópias de RNA, usando o mecanismo da célula hospedeira. A replicase é a primeira proteína a ser produzida; uma vez traduzido o gene que codifica a replicase, a tradução é interrompida por um códon. Isso é conhecido como transcrição aninhada. Quando o transcrito de mRNA codifica apenas um gene, é monocistrónico. Uma proteína não estrutural de coronavírus fornece fidelidade extra à replicação porque confere uma função de revisão, que falta apenas nas enzimas RNA polimerase dependentes de RNA.

O genoma do RNA é replicado e uma poliproteína longa é formada, onde todas as proteínas estão ligadas. Os coronavírus possuem uma proteína não estrutural - uma protease - capaz de separar as proteínas da cadeia. Esta é uma forma de economia genética para o vírus, permitindo que ele codifique o maior número de genes em um pequeno número de nucleotídeos.

Coronavírus humanos

Existem sete estirpes conhecidas de coronavírus humanos:

1. Coronavírus humano 229E (HCoV-229E)
  2. Coronavírus humano OC43 (HCoV-OC43)
  3. SARS-CoV
  4. Coronavírus humano NL63 (HCoV-NL63, coronavírus de New Haven)
  5. Coronavírus humano HKU1
  6. Coronavírus da síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV), anteriormente conhecido como novo coronavírus 2012 e HCoV-EMC.
  7. Novo coronavírus (2019-nCoV), também conhecido como pneumonia Wuhan ou coronavírus Wuhan. ('Novel', nesse caso, significa recém-descoberto ou recém-originado e é um nome de espaço reservado.)

Os coronavírus HCoV-229E, -NL63, -OC43 e -HKU1 circulam continuamente na população humana e causam infecções respiratórias em adultos e crianças em todo o mundo.

O surto de pneumonia na China em 2019-2020 em Wuhan foi atribuído a um novo coronavírus , que é rotulado como 2019-nCoV pela OMS.

Síndrome respiratória aguda grave

Em 2003, após o surto de síndrome respiratória aguda grave (SARS), que havia começado no ano anterior na Ásia e em casos secundários em outras partes do mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um comunicado à imprensa afirmando que um novo coronavírus identificado por um número de laboratórios foi o agente causador da SARS. O vírus foi oficialmente chamado de coronavírus SARS (SARS-CoV). Mais de 8.000 pessoas foram infectadas, cerca de 10% das quais morreram.

Síndrome respiratória no Oriente Médio

Em Setembro de 2012, um novo tipo de coronavírus foi identificado, inicialmente chamado de Novel Coronavirus 2012, e agora oficialmente nomeado coronavírus para síndrome respiratória no Médio Oriente (MERS-CoV). A Organização Mundial da Saúde emitiu um alerta global logo depois. A actualização da OMS em 28 de Setembro de 2012 afirmou que o vírus não parecia passar facilmente de pessoa para pessoa. No entanto, em 12 de Maio de 2013, um caso de transmissão de humano para humano em França foi confirmado pelo Ministério de Assuntos Sociais e Saúde de França. Além disso, os casos de transmissão de humano para humano foram relatados pelo Ministério da Saúde na Tunísia. Dois casos confirmados envolveram pessoas que pareciam ter contraído a doença de seu falecido pai, que adoeceu após uma visita ao Qatar e à Arábia Saudita. Apesar disso, parece que o vírus tem problemas para se espalhar de humano para humano, pois a maioria dos indivíduos infectados não transmite o vírus. Em 30 de Outubro de 2013, havia 124 casos e 52 mortes na Arábia Saudita. O Centro Médico Erasmus holandês sequenciou o vírus, o vírus recebeu um novo nome, Human Coronavirus-Erasmus Medical Center (HCoV-EMC). O nome final do vírus é coronavírus da síndrome respiratória do Médio Oriente (MERS-CoV). Em Maio de 2014, foram registados os únicos dois casos de infecção por MERS-CoV nos Estados Unidos, ambos ocorrendo em profissionais de saúde que trabalhavam na Arábia Saudita e depois viajaram para os EUA. Um foi tratado em Indiana e um na Flórida. Esses dois indivíduos foram hospitalizados temporariamente e receberam alta. Em Maio de 2015, ocorreu um surto de MERS-CoV na República da Coreia, quando um homem que viajou para o Médio Oiente visitou 4 hospitais diferentes na região de Seul para tratar sua doença. Isso causou um dos maiores surtos de MERS-CoV fora do Médio Oriente. Em Dezembro de 2019, 2.468 casos de infecção por MERS-CoV foram confirmados por testes laboratoriais, 851 dos quais fatais, com uma taxa de mortalidade de aproximadamente 34,5%.

Em medicina veterinária

Os coronavírus são reconhecidos como causadores de patologias na medicina veterinária desde o início dos anos 70. Excepto pela bronquite infecciosa aviária, as principais doenças relacionadas têm principalmente uma localização intestinal.

Doenças causadas por coronavírus em animais

Os coronavírus infectam principalmente o trato respiratório e gastrointestinal superior de mamíferos e aves. Actualmente, existem sete estirpes conhecidas de coronavírus que infectam humanos. Acredita-se que os coronavírus causem uma percentagem significativa de todos os resfriados comuns em adultos e crianças humanos. Os coronavírus causam resfriados com sintomas principais, p. febre, adenóides inchados na garganta, em humanos principalmente no inverno e no início da primavera. Os coronavírus podem causar pneumonia, pneumonia viral directa ou pneumonia bacteriana secundária e bronquite, bronquite viral directa ou bronquite bacteriana secundária. O coronavírus humano muito divulgado descoberto em 2003, o SARS-CoV, que causa a síndrome respiratória aguda grave (SARS), tem uma patogénese única porque causa infecções no trato respiratório superior e inferior. A importância e o impacto económico dos coronavírus como agentes causadores do resfriado comum são difíceis de avaliar porque, diferentemente dos rinovírus (outro vírus do resfriado comum), os coronavírus humanos são difíceis de crescer em laboratório.

Os coronavírus também causam uma variedade de doenças em animais de pecuária e animais domésticos, algumas das quais podem ser graves e são uma ameaça para a indústria agrícola. Nas galinhas, o vírus da bronquite infecciosa (IBV), um coronavírus, tem como alvo não apenas o trato respiratório, mas também o trato urogenital. O vírus pode se espalhar para diferentes órgãos em todo o frango. Os coronavírus economicamente significativos de animais de fazenda incluem coronavírus porcino (gastroenterite transmissível coronavírus, TGE) e coronavírus bovino, que resultam em diarreia em animais jovens. Coronavírus felino: duas formas, o coronavírus entérico felino é um patógeno de menor significado clínico, mas a mutação espontânea desse vírus pode resultar em peritonite infecciosa felina (PIF), uma doença associada à alta mortalidade. Da mesma forma, existem dois tipos de coronavírus que infectam furões: o coronavírus entérico de furão causa uma síndrome gastrointestinal conhecida como enterite catarral epizoótica (ECE) e uma versão sistémica mais letal do vírus (como a FIP em gatos), conhecida em furões como coronavírus sistémico de furão. (FSC). Existem dois tipos de coronavírus canino (CCoV), um que causa doença gastrointestinal leve e outro que causa doença respiratória. O vírus da hepatite de rato(MHV) é um coronavírus que causa uma doença epidémica de murinos com alta mortalidade, especialmente entre colónias de ratos de laboratório.

Um coronavírus de morcego relacionado ao HKU2 chamado síndrome da diarreia aguda suína coronavírus (SADS-CoV) causa diarreia em porcos.

Antes da descoberta do SARS-CoV, o MHV havia sido o coronavírus mais bem estudado in vivo e in vitro, bem como em nível molecular. Algumas estirpes de MHV causam uma encefalite desmielinizante progressiva em ratos que tem sido usada como modelo murino para esclerose múltipla. Esforços de pesquisa significativos têm sido focados em elucidar a patogénese viral desses coronavírus animais, especialmente por virologistas interessados ​​em doenças veterinárias e zoonóticas.

Lista de coronavírus em animais domésticos

• O vírus da bronquite infecciosa (IBV) causa bronquite infecciosa aviária.
  • Coronavírus porcino (coronavírus da gastroenterite transmissível de porcos, TGEV).
  • Coronavírus bovino (BCV), responsável por enterite profusa grave em bezerros jovens.
  • O coronavírus felino (FCoV) causa enterite leve em gatos, bem como peritonite infecciosa felina grave (outras variantes do mesmo vírus).
  • os dois tipos de coronavírus canino (CCoV) (um causador de enterite e outro encontrado em doenças respiratórias).
  • O coronavírus entérico de furão causa enterite catarral epizoótica em furões.
  • O coronavírus sistêmico de furão causa síndrome sistêmica do tipo FIP em furões.
  • Coronavírus canino pantrópico.
  • O coronavírus entérico de coelho causa doença gastrointestinal aguda e diarréia em jovens coelhos europeus. As taxas de mortalidade são altas.

Outra nova doença veterinária, o vírus da diarréia epidêmica porcina (PED ou PEDV), surgiu em todo o mundo. Sua importância econômica ainda não está clara, mas mostra alta mortalidade em leitões.

Taxonomia

• Género: Alphacoronavírus; Espécie tipo: Alphacoronavírus 1
    • Espécie: Coronavírus de alpaca, Alphacoronavírus 1, Coronavírus humano 229E, Coronavírus humano NL63, Coronavírus de Miniopterus Bat 1, Coronavírus de Miniopterus Bat HKU8, Diarréia epidêmica porcinavirusRhinolophus Bat coronavirus HKU2Scotophilus Bat coronavirus 512
  • Género Betacoronavírus; tipo de espécie: Coronavírus murino
    • Espécie: Betacoronavírus 1, Coronavírus humano HKU1, Coronavírus murino, Coronavírus Pipistrellus Bat HKU5, Coronavírus Rousettus Bat HKU9, Coronavírus relacionado à síndrome respiratória aguda grave,coronavírus de morcego Tylonycteris HKU4, MERS-CoV, coronavírus humano OC43, coronovírus de ouriço (EriCoV), coronavírus de Wuhan (2019-nCoV).
  • Género Gammacoronavírus; tipo de espécie: Coronavírus aviário
    • Espécie: coronavírus aviário, coronavírus SW1 da baleia beluga, coronavírus do pato, vírus da bronquite infecciosa
  • Género Deltacoronavírus; espécies do tipo: Bulbul coronavirus HKU11
    • Espécie: Coronavírus de bulbo HKU11, Coronavírus de Munia HKU13, Coronavírus de sapinho HKU12

Evolução

O ancestral comum mais recente do coronavírus foi colocado em 8000 aC. Eles podem ser consideravelmente mais velhos que isso. Outra estimativa coloca o ancestral comum mais recente (MRCA) de todos os coronavírus por volta de 8100 AEC. O MRCA de Alphacoronavirus, Betacoronavirus, Gammacoronavirus e Deltacoronavirus foram colocados em cerca de 2400 aC, 3300 aC, 2800 aC e 3000 aC, respectivamente. Parece que os morcegos e as aves, os vertebrados voadores de sangue quente, são hospedeiros ideais para a fonte do gene de coronavírus (com morcegos para Alphacoronavirus e Betacoronavirus e aves para Gammacoronavirus e Deltacoronavirus) para alimentar a evolução e disseminação de coronavírus.

O coronavírus bovino e o coronavírus respiratório canino divergiram de um ancestral comum em 1951. O coronavírus bovino e o coronavírus humano OC43 divergiram em 1899. O coronavírus bovino divergiu das espécies de coronavírus equino no final do século XVIII. Outra estimativa sugere que o coronavírus humano OC43 divergiu do coronavírus bovino em 1890.

O MRCA do coronavírus humano OC43 foi datado da década de 1950.

O coronavírus da síndrome respiratória do Médio Oriente, embora relacionado a várias espécies de morcegos, parece ter divergido disso há vários séculos. O coronavírus humano NL63 e um coronovírus de morcego compartilhavam um MRCA há 563 a 822 anos.

O coronovírus de morcego mais intimamente relacionado e o coronavírus da SARS divergiram em 1986. Um caminho de evolução do vírus SARS e uma forte relação com morcegos foram propostos.  Os autores sugerem que os coronavírus foram co-evoluídos com morcegos por um longo tempo e os ancestrais do vírus SARS infectaram primeiro as espécies do género Hipposideridae, posteriormente se espalharam para espécies de Rhinolophidae e depois para civetas e, finalmente, para seres humanos.

O coronavírus de alpaca e o coronavírus humano 229E divergiram antes de 1960.

Classificação

• Deltacoronavirus
  • Gammacoronavirus
Sinónimos
  • Coronavirinae

• ^ "Virus Taxonomy: 2018b Release" (html)International Committee on Taxonomy of Viruses (ICTV). March 2019. Archived from the original on 4 March 2018. Retrieved 24 January 2020.
  • ^ "2017.012-015S" (xlsx)International Committee on Taxonomy of Viruses (ICTV). October 2018. Archived from the original on 14 May 2019. Retrieved 24 January 2020.
  • ^ "ICTV Taxonomy history: Orthocoronavirinae". International Committee on Taxonomy of Viruses (ICTV). Retrieved 24 January 2020.
  • de Groot RJ, Baker SC, Baric R, Enjuanes L, Gorbalenya AE, Holmes KV, Perlman S, Poon L, Rottier PJ, Talbot PJ, Woo PC, Ziebuhr J (2011). "Family Coronaviridae". In AMQ King, E Lefkowitz, MJ Adams, EB Carstens (eds.). Ninth Report of the International Committee on Taxonomy of Viruses. Elsevier, Oxford. pp. 806–828. ISBN 978-0-12-384684-6.
  • ^ International Committee on Taxonomy of Viruses (24 August 2010). "ICTV Master Species List 2009 – v10" (xls).
  •  Li F, Li W, Farzan M, Harrison SC (September 2005). "Structure of SARS coronavirus spike receptor-binding domain complexed with receptor". Science309 (5742): 1864–1868. Bibcode:2005Sci...309.1864L. doi:10.1126/science.1116480. PMID 16166518.
  • ^ Geller C, Varbanov M, Duval RE (November 2012). "Human coronaviruses: insights into environmental resistance and its influence on the development of new antiseptic strategies". Viruses4 (11): 3044–3068. doi:10.3390/v4113044. PMC 3509683. PMID 23202515.
  • ^ "2019 Novel Coronavirus infection (Wuhan, China): Outbreak update". Canada.ca. 2020-01-21.
  • ^ CNN, James Griffiths, Nectar Gan, Tara John and Amir Vera. "Wuhan coronavirus death toll rises, as city imposes transport lockdown". CNN.
  • ^ "China virus death toll mounts to 25, infections spread". Reuters. 2020-01-24. Retrieved 2020-01-24.
  • ^ "ClinicalKey". www.clinicalkey.com. Archived from the original on 2013-04-25. Retrieved 2020-01-23.
  • ^ Luo, Guangxiang (George); Gao, Shou‐Jiang (2020). "Global Health Concern Stirred by Emerging Viral Infections". Journal of Medical Virology. doi:10.1002/jmv.25683. PMID 31967329.
  • ^ "No, the Wuhan Virus Is Not a 'Snake Flu'". Wired. Archived from the original on 2020-01-24. Retrieved 2020-01-24 – via www.wired.com.
  • ^ Sexton NR, Smith EC, Blanc H, Vignuzzi M, Peersen OB, Denison MR (August 2016). "Homology-Based Identification of a Mutation in the Coronavirus RNA-Dependent RNA Polymerase That Confers Resistance to Multiple Mutagens". Journal of Virology90 (16): 7415–7428. doi:10.1128/JVI.00080-16. PMC 4984655. PMID 27279608.
  • ^ Fehr AR, Perlman S (2015). "Coronaviruses: an overview of their replication and pathogenesis". Coronaviruses. Methods in Molecular Biology. 1282. pp. 1–23. doi:10.1007/978-1-4939-2438-7_1. ISBN 978-1-4939-2437-0. PMC 4369385. PMID 25720466.
  •  "Laboratory testing of human suspected cases of novel coronavirus (nCoV) infection. Interim guidance, 10 January 2020" (PDF). Archived (PDF) from the original on 20 January 2020. Retrieved 14 January 2020.
  •  "Novel Coronavirus 2019, Wuhan, China | CDC". www.cdc.gov. January 23, 2020. Archived from the original on January 20, 2020. Retrieved January 23, 2020.
  • ^ "Pneumonia of unknown cause – China". World Health Organization. 5 January 2020. Archived from the original on 7 January 2020. Retrieved 23 January 2020.
  • ^ Corman VM, Muth D, Niemeyer D, Drosten C (2018). "Hosts and Sources of Endemic Human Coronaviruses". Advances in Virus Research100: 163–188. doi:10.1016/bs.aivir.2018.01.001. ISBN 9780128152010. PMID 29551135.
  • ^ "WHO Statement Regarding Cluster of Pneumonia Cases in Wuhan, China". www.who.int. 9 January 2020. Archived from the original on 14 January 2020. Retrieved 10 January 2020.
  • ^ Doucleef M (26 September 2012). "Scientists Go Deep On Genes Of SARS-Like Virus". Associated Press. Archived from the original on 27 September 2012. Retrieved 27 September 2012.
  • ^ Falco M (24 September 2012). "New SARS-like virus poses medical mystery". CNN Health. Archived from the original on 1 November 2013. Retrieved 16 March 2013.
  • ^ "New SARS-like virus found in Middle East". Al-Jazeera. 24 September 2012. Archived from the original on 9 March 2013. Retrieved 16 March 2013.
  • ^ Kelland K (28 September 2012). "New virus not spreading easily between people: WHO". Reuters. Archived from the original on 24 November 2012. Retrieved 16 March2013.
  • ^ Nouveau coronavirus – Point de situation : Un nouveau cas d’infection confirméArchived 2013-06-08 at the Wayback Machine (Novel coronavirus – Status report: A new case of confirmed infection) 12 May 2013, social-sante.gouv.fr
  • ^ CDC (2 August 2019). "MERS Transmission". Centers for Disease Control and Prevention. Archived from the original on 7 December 2019. Retrieved 10 December2019.
  • ^ "Novel coronavirus infection - update". World Health Association. 22 May 2013. Archived from the original on 7 June 2013. Retrieved 23 May 2013.
  • ^ CDC (2 August 2019). "MERS in the U.S." Centers for Disease Control and Prevention. Archived from the original on 15 December 2019. Retrieved 10 December 2019.
  • ^ Sang-Hun, Choe (8 June 2015). "MERS Virus's Path: One Man, Many South Korean Hospitals". The New York Times. Archived from the original on 15 July 2017. Retrieved 1 March 2017.
  • ^ "Middle East respiratory syndrome coronavirus (MERS-CoV)". WHO. Archived from the original on 18 October 2019. Retrieved 10 December 2019.
  • ^ Liu P, Shi L, Zhang W, He J, Liu C, Zhao C, Kong SK, Loo JF, Gu D, Hu L (November 2017). "Prevalence and genetic diversity analysis of human coronaviruses among cross-border children". Virology Journal14 (1): 230. doi:10.1186/s12985-017-0896-0. PMC 5700739. PMID 29166910.
  •  Forgie S, Marrie TJ (February 2009). "Healthcare-associated atypical pneumonia". Seminars in Respiratory and Critical Care Medicine30 (1): 67–85. doi:10.1055/s-0028-1119811. PMID 19199189.
  • ^ Bande F, Arshad SS, Bejo MH, Moeini H, Omar AR (2015). "Progress and challenges toward the development of vaccines against avian infectious bronchitis". Journal of Immunology Research2015: 1–12. doi:10.1155/2015/424860. PMC 4411447. PMID 25954763.
  • ^ Murray J (16 April 2014). "What's New With Ferret FIP-like Disease?" (xls). Archivedfrom the original on 24 April 2014. Retrieved 24 April 2014.
  • ^ Weiss SR, Navas-Martin S (December 2005). "Coronavirus pathogenesis and the emerging pathogen severe acute respiratory syndrome coronavirus". Microbiology and Molecular Biology Reviews69 (4): 635–664. doi:10.1128/MMBR.69.4.635-664.2005. PMC 1306801. PMID 16339739.
  • ^ Fatal swine acute diarrhoea syndrome caused by an HKU2-related coronavirus of bat origin Archived 2019-05-31 at the Wayback Machine, Peng Zhou, Hang Fan, Tian Lan, Xing-Lou Yang, Wei-Feng Shi, Wei Zhang, Yan Zhu, Ya-Wei Zhang, Qing-Mei Xie, Shailendra Mani, Xiao-Shuang Zheng, Bei Li, Jin-Man Li, Hua Guo, Guang-Qian Pei, Xiao-Ping An, Jun-Wei Chen, Ling Zhou, Kai-Jie Mai, Zi-Xian Wu, Di Li, Danielle E. Anderson, Li-Biao Zhang, Shi-Yue Li, Zhi-Qiang Mi, Tong-Tong He, Feng Cong, Peng-Ju Guo, Ren Huang, Yun Luo, Xiang-Ling Liu, Jing Chen, Yong Huang, Qiang Sun, Xiang-Li-Lan Zhang, Yuan-Yuan Wang, Shao-Zhen Xing, Yan-Shan Chen, Yuan Sun, Juan Li, Peter Daszak, Lin-Fa Wang, Zheng-Li Shi, Yi-Gang Tong & Jing-Yun Ma, Nature, 5 April 2018.
  • ^ Tirotta E, Carbajal KS, Schaumburg CS, Whitman L, Lane TE (July 2010). "Cell replacement therapies to promote remyelination in a viral model of demyelination". Journal of Neuroimmunology224 (1–2): 101–107. doi:10.1016/j.jneuroim.2010.05.013. PMC 2919340. PMID 20627412.
  •  Cruz JL, Sola I, Becares M, Alberca B, Plana J, Enjuanes L, Zuñiga S (June 2011). "Coronavirus gene 7 counteracts host defenses and modulates virus virulence". PLoS Pathogens7 (6): e1002090. doi:10.1371/journal.ppat.1002090. PMC 3111541. PMID 21695242.
  • Cruz JL, Becares M, Sola I, Oliveros JC, Enjuanes L, Zúñiga S (September 2013). "Alphacoronavirus protein 7 modulates host innate immune response". Journal of Virology87 (17): 9754–67. doi:10.1128/JVI.01032-13. PMC 3754097. PMID 23824792.
  • ^ "Merck Veterinary Manual". Merck Veterinary Manual. Archived from the original on 2019-12-13. Retrieved 2020-01-24.
  • ^ "Enteric Coronavirus". Diseases of Research Animals. Archived from the original on 1 July 2019. Retrieved 24 January 2020.
  • ^ Wertheim JO, Chu DK, Peiris JS, Kosakovsky Pond SL, Poon LL (June 2013). "A case for the ancient origin of coronaviruses". Journal of Virology87 (12): 7039–7045. doi:10.1128/JVI.03273-12. PMC 3676139. PMID 23596293.
  • ^ Woo PC, Lau SK, Lam CS, Lau CC, Tsang AK, Lau JH, Bai R, Teng JL, Tsang CC, Wang M, Zheng BJ, Chan KH, Yuen KY (April 2012). "Discovery of seven novel Mammalian and avian coronaviruses in the genus deltacoronavirus supports bat coronaviruses as the gene source of alphacoronavirus and betacoronavirus and avian coronaviruses as the gene source of gammacoronavirus and deltacoronavirus". Journal of Virology86 (7): 3995–4008. doi:10.1128/JVI.06540-11. PMC 3302495. PMID 22278237.
  • ^ Bidokhti MR, Tråvén M, Krishna NK, Munir M, Belák S, Alenius S, Cortey M (September 2013). "Evolutionary dynamics of bovine coronaviruses: natural selection pattern of the spike gene implies adaptive evolution of the strains". The Journal of General Virology94(Pt 9): 2036–2049. doi:10.1099/vir.0.054940-0. PMID 23804565.
  • ^ Vijgen L, Keyaerts E, Moës E, Thoelen I, Wollants E, Lemey P, Vandamme AM, Van Ranst M (February 2005). "Complete genomic sequence of human coronavirus OC43: molecular clock analysis suggests a relatively recent zoonotic coronavirus transmission event". Journal of Virology79 (3): 1595–1604. doi:10.1128/jvi.79.3.1595-1604.2005. PMC 544107. PMID 15650185.
  • ^ Lau SK, Lee P, Tsang AK, Yip CC, Tse H, Lee RA, So LY, Lau YL, Chan KH, Woo PC, Yuen KY (November 2011). "Molecular epidemiology of human coronavirus OC43 reveals evolution of different genotypes over time and recent emergence of a novel genotype due to natural recombination". Journal of Virology85 (21): 11325–11337. doi:10.1128/JVI.05512-11. PMC 3194943. PMID 21849456.
  • ^ Lau SK, Li KS, Tsang AK, Lam CS, Ahmed S, Chen H, Chan KH, Woo PC, Yuen KY (August 2013). "Genetic characterization of Betacoronavirus lineage C viruses in bats reveals marked sequence divergence in the spike protein of pipistrellus bat coronavirus HKU5 in Japanese pipistrelle: implications for the origin of the novel Middle East respiratory syndrome coronavirus". Journal of Virology87 (15): 8638–8650. doi:10.1128/JVI.01055-13. PMC 3719811. PMID 23720729.
  • ^ Huynh J, Li S, Yount B, Smith A, Sturges L, Olsen JC, Nagel J, Johnson JB, Agnihothram S, Gates JE, Frieman MB, Baric RS, Donaldson EF (December 2012). "Evidence supporting a zoonotic origin of human coronavirus strain NL63". Journal of Virology86 (23): 12816–12825. doi:10.1128/JVI.00906-12. PMC 3497669. PMID 22993147.
  • ^ Vijaykrishna D, Smith GJ, Zhang JX, Peiris JS, Chen H, Guan Y (April 2007). "Evolutionary insights into the ecology of coronaviruses". Journal of Virology81 (8): 4012–4020. doi:10.1128/jvi.02605-06. PMC 1866124. PMID 17267506.
  • ^ Gouilh MA, Puechmaille SJ, Gonzalez JP, Teeling E, Kittayapong P, Manuguerra JC (October 2011). "SARS-Coronavirus ancestor's foot-prints in South-East Asian bat colonies and the refuge theory". Infection, Genetics and Evolution11 (7): 1690–702. doi:10.1016/j.meegid.2011.06.021. PMID 21763784.
  • ^ Cui J, Han N, Streicker D, Li G, Tang X, Shi Z, Hu Z, Zhao G, Fontanet A, Guan Y, Wang L, Jones G, Field HE, Daszak P, Zhang S (October 2007). "Evolutionary relationships between bat coronaviruses and their hosts". Emerging Infectious Diseases13 (10): 1526–1532. doi:10.3201/eid1310.070448. PMC 2851503. PMID 18258002.
  • ^ Crossley BM, Mock RE, Callison SA, Hietala SK (December 2012). "Identification and characterization of a novel alpaca respiratory coronavirus most closely related to the human coronavirus 229E". Viruses4 (12): 3689–3700. doi:10.3390/v4123689. PMC 3528286. PMID 23235471.

Bibliografia